sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Mulheres Engraçadas

No começo dessa semana fui até a casa de um amigo que está com alguns problemas pessoais para jogar conversa fora e dar um apoio emocional. Como não podia deixar de ser, um dos assuntos em pauta foi “mulheres”. Durante a conversa um assunto peculiar veio à tona, a escassez de mulheres engraçadas.
Até proponho esse desafio para vocês, pensem rápido no nome de uma mulher famosa na TV que seja engraçada (se falar a Regina Cazé pode parar de ler aqui). Difícil né?
Fiz um esforço imenso para me lembrar de um nome. Confesso que a primeira imagem que veio na minha cabeça foi a Regina Cazé, mas como de engraçada ela não tem nada, pensei em outras. Veio Sabrina Sato (que na verdade está em um programa humorístico fazendo mais sucesso muda, com pouca roupa e de costas), Maria Paula (que assim como o Casseta e Planeta, afunda no mar do senso comum, exibicionismo e piadas rasas), algumas abobadas do Zorra Total (que a graça está ou no corpo ou em uma jargão idiota a la “to podendo”) e por fim a pequena Maísa que é engraçada sem querer. Depois de muito esforço me lembrei de uma japinha de um grupo humorístico “10 necessários” que se salva e junto com outro cara salva o resto da trupe.
Para não restringir a esse universo de celebridades, nós procuramos em nosso meio social identificar quais mulheres classificaríamos como “engraçada” e o resultado não foi muito alentador. Primeiro apareceram as que são engraçadas sem querer (seja pelo comportamento estranho, vestimentas ou hábitos peculiares), mas isso não se enquadra como algo positivo. Depois fizemos um esforço maior e conseguimos identificar que a cada 10 mulheres que conhecemos 1 é divertida.
Não consigo falar com exatidão o motivo pelo qual há mais homens engraçados que mulheres, mas citarei algumas características que observamos em comum nas nossas amigas engraçadas:
Inteligência - Essa característica está presente em todas as nossas amigas engraçadas. Para ser engraçada, a garota tem que ter repertório, ler, esta sempre antenada, pois a piada boa e a sacada inteligente vem do senso de oportunidade, do raciocínio rápido que quase todas as pessoas inteligentes possuem.
Não ser palhaça - A garota divertida não se preocupa em sempre fazer uma piada boa toda hora, em provocar um riso no interlocutor a cada minuto. Ou seja, não é uma palhaça. Ela fala muita coisa que não tem graça e outras completamente no-sense, mas o saldo final sempre é positivo. Na maioria dos casos, a pessoa que se esforça em ser engraçada a todo instante (ou que se denomina “engraçada”), é uma grande tremenda chata.
Saber ser séria - O problema de algumas pessoas brincalhonas é que na hora de ser séria acabam perdendo a credibilidade. A garota engraçada sabe ser divertida no momento certo e quando precisa ser séria, ela consegue passar a mensagem.
Teatralizam - Cada uma de nossas amigas tem uma maneira peculiar de se expressar na hora de falar algo engraçado. É a entonação da voz que muda, é uma gesticulação diferenciada, enfim, é uma teatralização que por mais que o conteúdo seja bobo, a forma como é expressado faz com que tenha sua graça.
Alheia a modismos - Como eu disse no tópico anterior, a pessoa pra ser engraçada precisa de uma marca própria. Não tem coisa mais deprimente que mulher tentando ser engraçada utilizando jargões alheios. Esporadicamente é até engraçadinho, mas usar a exaustão fica uma tremenda boboca. Ano passado eu costumava almoçar com uma colega de trabalho que a cada 5 minutos teimava em falar aquela frase idiota do Zorra Total “isso não te pertence”.
Timing pra piada - Esse é um dos principais defeitos das mulheres malas. Falta de timing pra piada. Ela conta algo engraçado, ai todo mundo ri. Não satisfeita pelo efeito provocado, ela insiste em prorrogar a piada e fica querendo florear, estende o assunto até não poder mais, ai o que é engraçado fica pedante e as pessoas não vêem a hora da abobada calar a boca.
Sutileza - Para ser engraçada não precisa necessariamente contar uma piada ou um causo. Grande parte das colocações engraçadas vem de uma boa sacada, com sutileza. É uma frase bem inserida, uma expressão contextualizada, enfim, na maioria das vezes não é necessário fazer um stand up comedy para agradar.
Sem preconceitos e tabus - Talvez esse seja uma das maiores barreiras que dividem uma garota engraçada de uma chata. Geralmente as piadas e colocações mais engraçadas são aquelas politicamente incorretas, ácidas e sarcásticas. Quase todas as mulheres cheia de pudores e quadradas não tem graça. Minha amigas mais divertidas são aquelas que adoram ouvir uma fofoca sobre putaria, algumas baixarias relacionadas a sexo ou uma piada de humor negro. Isso não quer dizer que são imorais ou piriguetes, mas que não se apegam a convenções moralistas e machistas.
Novamente, é importante destacar que nenhum homem curte estar com o palhacinho Arrelia ao seu lado, que toda hora tem uma piadinha pra fazer, uma macaquice pra aprontar e um riso a arrancar. Basta ser original e preencher os requisitos acima. Só que isso é artigo raro no mercado.


Surrupiado na cara dura de:
www.manualdocafageste.com

Um comentário:

' f l o r disse...

eu sou divertida cara , eu sei piadas de humor negro . rá õ/