terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Manual de como utilizar um designer...

1 - Em hipótese alguma confunda um designer com um arte-finalista. Designer cria, arte-finalista, como o próprio nome diz, apenas finaliza a criação para impressão.

2 - Logomarcas não são aquelas coisas horríveis que alguém faz com cliparts do word. Portanto, nunca use a seguinte frase com um designer: " Ah cara, tu é desáááiner mesmo, faz uma logo aí pra mim rapidinho..." O nosso trabalho necessita de tempo e estudo. Não criamos coisas aleatórias e sim estudamos quais cores usar, qual a tipologia adequada e quais públicos você vai atender, entre uma série de outras coisas que tem que ser levadas em consideração. Lembre-se, 50% do sucesso do seu negócio depende de como ele é apresentado ao cliente, além do nome do designer que fez o serviço pra você também estar em jogo.

3 - Sim, uma logomarca é um investimento, já que como foi dito acima, ela é um dos fatores principais para o sucesso da empresa. Não tenha a petulância de oferecer "cinquentinha" em troca de uma logo. Por mais que você ache caro, o nosso trabalho vale o preço que cobramos, pois, como qualquer bom profissional, também investimos em material, equipamentos e especialização. Sabe quanto custa um software para criação gráfica? E uma mesa digitalizadora? Nosso material de trabalho é muito mais caro do que você pensa, então por favor, respeite nossos preços.

4 - Não somos adivinhos. Se você não gostou do material mostrado, não se desespere. Temos uma infinidade de formas e estilos para mostrar para você. Basta apenas que você diga que não gostou, que faremos um diferente e que com certeza vai agradar. Mas lembre-se, não reprove um material apenas por que não gostou da cor. Explique-nos que a cor não lhe agradou, mas que as formas estão boas. Não nos faça perder tempo e neurônios.

5 - Não copiamos coisas que você viu numa revistinha. Além de antiético, a empresa que criou o seu material, pode te processar, e tenha certeza que é uma dispendiosa batalha judicial. Somos criadores, se quiser cópias, procure um arte-finalista.

6 - Precisamos de tempo para trabalhar. Não se cria uma identidade visual de um dia para outro. Precisamos estudar o perfil de seu negócio, estudar os clientes, estudar, estudar e estudar...

7 - Não somos loucos... Se chegar em nosso escritório, e nos flagrar jogando vídeo game, não se assute. Precisamos estar sempre felizes, descontraídos e tranqüilos, pois no design, sem essas três coisas, você não consegue trabalhar bem. Assistimos desenhos, lemos gibis e uma série de outras coisas que para você não são coisas de adulto, mas que ajudam bastante no nosso trabalho.

8 - Respeite nossos desenhos. Quando lhe entregamos material para aprovação feito à mão, lembre-se que ele é um trabalho único, e foi feito com muito esforço e carinho. Não trate nosso trabalho como papel toalha, afinal, ele vai custar caro pra você (rsrsrsrsrsrsrs).

9 - Preste atenção nos nossos conselhos. Você pode entender da sua empresa, mas nós entendemos de imagem. Se sugerirmos que alguma coisa deve ser feita, com certeza temos embasamento prático e teórico para termos feito tal colocação. Não somos como a sua sogra que reprova tudo que você faz só para te implicar. Afinal de contas, nosso sucesso, depende diretamente do seu.

10 - Se namoramos a sua filha, ou se seu filho quer ser designer, respeite-nos. Trabalhar com "desenhosinhos" dá tanto dinheiro quanto trabalhar no seu ramo comercial, e é um trabalho honesto e bonito, como todos os outros. Se você nunca ouviu falar em designers, busque se informar. Talvez você esteja precisando de um e nem saiba.

Nenhum comentário: